O DONO

O DONO
Eu sou o Fernando Antonio Moura Fialho, o FAMFialho - no twitter: @famfialho

Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011



ESTAMOS CULPADOS!

Hoje todos devemos estar culpados. Culpados porque não nos respeitamos. Culpados porque não toleramos nossas diferenças. Culpados porque queremos impor nossas verdades e crenças sobre a dos outros. Culpados porque jogamos com a educação e saúde de nossos filhos, num jogo de empurra nefasto. Culpados porque não controlamos nossa mídia. Culpados porque deixamos passar o menor dos erros, a pretexto dele ser um erro menor.

Não somos uma sociedade onde os homens se respeitam e respeitam as opiniões e verdades alheias.  Saímos pelas ruas, avenidas, rádios e televisões a impor nosso Deus.  É neste momento que todo esforço de pregação da solidariedade, da caridade, do amor ao próximo, etc, vira cinza.  Nossas religiões, então, deixam de ser entes de agregação, e suas verdades e dogmas são difundidos como únicos e indissolúveis; e seus infiéis devem ser perseguidos e castigados tanto pelos deuses ocidentais, como pelas divindades orientais, e se os seres da metafísica não fizerem a tal Justiça Divina, os respectivos seguidores tomam para si a tarefa que é do ceifador de vidas.  

Odiamos os descrentes e os mais fracos(mesmo que creiam no mesmo que nós), rechaçamos, sempre com violência (seja verbal ou física), o diferente: é assim com o índio, com os afro-descendentes, com  os especiais, com os portadores de necessidades especiais, com os homossexuais etc..

Não queremos educar nossos filhos, a escola deve fazê-lo, e se não fizer a televisão o fará, e se não fizer o Estado dá um jeito.  Não queremos educar os filhos dos outros que não têm condições para tal, isso é tarefa do Estado.  Também não queremos saber de controlar a televisão, o rádio e os jornais (enfim, a mídia). Porque o controle da mídia não é defesa de nossos interesses comuns de bem viver, é censura! E censura não pode, se não como vou ver o Stalone matando os mulçumanos comunistas, na hora do almoço?

Estes são só alguns dos motivos que, ao meu humilde ver, determinam nossa culpa no dia de hoje.  Existem outros milhões de motivos, alguns que eu nem sei que existem, mas eles estão aí, nos circundando.

É verdade que vivemos tempos difíceis! De escolhas difíceis! De entendimentos difíceis!  Mas isto não ilide a culpa que devemos sentir neste momento.  O que aconteceu hoje, não se iluda, não foi obra exclusiva de uma pessoa; também, não foi obra exclusiva de uma dada doença! Nós, com nosso egoísmo, nosso consumismo, e nossos outros cem mil ismos, deixamos acontecer. (Você viu "Um Dia de Fúria"?)

Fazer um mundo melhor não é fazer um mundo perfeito, mas um mundo em que haja respeito, amor, caridade e solidariedade ao próximo, mesmo que ele seja diferente.  Mas, acho que não chegaremos lá somente através de ações de fora prá dentro, temos que nos transformar, no íntimo (isso vale para mim também), e nos transformando certamente transformaremos o nosso derredor.

Amigo, me faça um favor, seja você homem ou mulher; seja você judeu, católico, evangélico, espírita, budista, indú, ateu; seja você, comunista, capitalista, socialista, petista, tucano, pmdbista;  seja você índio, afro-descendente, portador de necessidades especiais, gay; seja você um cidadão sem qualquer aspiração política, seja você o Presidente da República: 


Esteja atento! Escolha o BEM!

Nenhum comentário: