O DONO

O DONO
Eu sou o Fernando Antonio Moura Fialho, o FAMFialho - no twitter: @famfialho

Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010


Willian Bonner começou a entrevista dizendo que algumas pessoas chamaram Lula de autoritário quando da definição do nome de Dilma à presidência, e que Lula não teria ouvido as bases do PT! Que pessoas são essas que chamaram Lula autoritário, e que disseram que a escolha de Dilma foi feita à revelia das bases partidárias? Vivem na Terra? no Brasil? Lêem jornais?  Espero que ele, WB, não seja uma dessas pessoas, pois acho que pelo menos jornal ele lê: nem que seja o globinho, no domingo!
Na sequência ele tentou desqualificar Dilma, dizendo que ela não tem nenhuma experiência eleitoral. Se é assim, ele, WB, não deveria criticar Dunga, que não levou, nem Ganso, nem Nilmar para a Copa da África, sob a alegação de que, apesar de craques, não tinham experiência em Copas.  Ora, a candidatura é para a presidência da república, e não para ser CANDIDATO.  Assim, relevante é, como no caso de Ganso e Nilmar, que ela faça bem aquilo que ela está se propondo a fazer.
Depois de tal despaltério, ele perguntou se Dilma se acha em condições de ter um governo "longe" de Lula.  Fiquei curioso! O Lula vai embora do Brasil, vai deixar a vida partidária, o PT? Acorda o WB, como assim, um governo longe de Lula?
Dilma foi certeira como uma flexa: "Tenho experiência administrativa" acresço: e muita!
E o WB atacou novamente: sem deixar ela concluir a resposta e insistindo que ela não teria experiência, pediu para ela falar da afinidade com o presidente Lula, com entonação de que tal ligação seria algo politicamente pervertido. 
Ora, WB, você como chefe da equipe de jornalismo da Globo deveria ser mais inteligente! Dilma foi Ministra em duas Pastas, sendo que a última foi a Casa Civil, (e ela acabou de dizer isso) é lógico que há afinidade entre os dois!  Aí, meu caro papudo, vc tomou! Porque ela botou vc no bolso, ratificando o que todo o eleitorado de Lula pensa: Lula é o melhor presidente que esse País já teve: então, qualquer relação com ele é bem vista, e é considerada extremamente produtiva.
WB, se seu intuito era informar, vc começou mal; e se era vexar Dilma, se deu mal. Vamos ver se vc melhorou, independentemente de suas intenções pessoais.
A Fátima Bernardes, que se destaca mais que o maridão/patrão, e acho que é pela inteligência, levantou um assunto interessante que é o temperamento Dilma, e que diz respeito, sim, aos atributos de uma Presidente da República. E Dilma, como não poderia deixar de ser, deu uma resposta excelente, que é de fato a imagem paralela, e inverídica, que foi criada através de boatos e fofocas que partiram de partidários invejosos (sim, eles existem! Mas, todos sabemos quem são!), pela oposição e pelo PIG.
Agora, de fato quem é chefe tem que cobrar os resultados, e em se tratando de um chefe de governo ele tem que ser enérgico sim, principalmente quando seus colaboradores não trazem, por falta de esforço, um resultado compatível com o desejado.
Não nos esqueçamos que criticamos em demasia os governantes, durante décadas, por sua inatividade, e agora não podemos querer um chefe de governo que seja compassivo com a leniência na execução das políticas públicas de urgência legítima e de importância relevante.
WB, alianças, ah, as alianças! Também já as critiquei! Mas, até eu, que sou um cabeça dura, já entendi a necessidade.  Aliás, como bom jornalista, meu caro WB, vc deveria saber que a Constituição não permite que haja Governo no Brasil se não houver alianças com os partidos mais bem representados na Câmara de Deputados e no Senado Federal, sem falar nos Governadores de Estados, Assembléias Legislativas, Prefeitos e Câmaras de Vereadores.  Esses nomes que vc citou são os representantes dessas forças, sem as quais não é possível executar qualquer plano de governo.
O PT não errou no passado, nem erra no presente, o nome disso é evolução política, e capacidade de autocrítica.  Talvez, se você fosse mais atento às realidades da vida, entenderia  facilmente o que mais de 80% da população já entendeu.  Aí, a Dilma, que não é boba, que é preparada, que é estudiosa, e que sabe das vicissitudes de ser Governo, e que tem experiência administrativa, te jantou, explicando com clareza o real significado de uma aliança política.
E você continuou mal, fosse qual fosse o seu intento!
Aiaiai, WB! Comparar o crescimento econômico do Brasil, com países do tamanho (geográfico e populacional) do Uruguai e da Bolívia? Vc só pode estar brincando! Você teve aula de economia na faculdade? Teve, foi? Eu acho que você matou aula! E também deve ter matado aquelas primeiras aulas de matemática, lá no ensino fundamental (no primário), quando o professor ensina noções de conjunto, depois vc não viu as aulas que ensinavam frações. Taí menino, por isso que você fez essa pergunta!
A Ìndia até pode ser comparada com o Brasil, tanto no nível territorial, quanto populacional, não fosse o fato de pertencer ao Commonwealth, o que facilita a entrada de seus produtos em boa parte da Europa, além de ser sede de um sem número de empresas britânicas de porte considerável.
Ah, WB vc pode mais que isso, me surpreenda rapazinho!  E a Rússia Willian, e a Rússia? Vá checar melhor suas informações!
Xii a Fátima mandou vc calar a boca! O Poder é da mulher!
No fim a Fátima fez uma pergunta pertinente, programática, sobre o saneamento, Dilma, então, serviu a sobremesa.
É WB, se eu fosse você  entregava a chefia da redação para a Patroa!
Boa Noite!

Nenhum comentário: