O DONO

O DONO
Eu sou o Fernando Antonio Moura Fialho, o FAMFialho - no twitter: @famfialho

Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011


Copiei, colei e me meti a traduzir este livro alemão, que ensina tolerância, amor e bem viver às crianças alemãs.


Ano passado mamãe e papai se divorciaram.   Papai agora vive com seu amigo.


Papai e seu amigo Frank vivem juntos. Eles fazem as tarefas da casa juntos,


Eles fazem as refeições juntos, eles dormem juntos,



se barbeiam juntos, e algumas vezes eles até brigam entre eles.



Mas eles sempre fazem as pazes.  Frank também me ama.



Ele me conta piadas tal qual papai.  Ele me ajuda a catar insetos para o meu projeto de ciências da escola.


Ele lê estórias para mim e me faz sanduíches,




e me acalma quando tenho um pesadelo. Nos feriados


nos fazemos coisas bem legais juntos. Vamos ao futebol,


ao zoológico, à praia,



tratamos do jardim lá de casa, e, às tardes, cantamos os três.



Mamãe me disse que Frank e papai são homossexuais.  Quando ela me disse isso eu não entendi, mas depois ela me explicou.


Homosexualidade é só outro jeito de amar, e amor é a única forma de se alcançar a felicidade.


Papai e Frank são bem felizes juntos, e por isso eu sou feliz também.

quarta-feira, 20 de abril de 2011


SUGESTÃO PARA HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXCLUSIVO AOS ADVOGADOS NOS FORI DO RIO DE JANEIRO



Hoje, 20 de abril de 2011, enviei ao Dr. Wadih N. Damous Filho, presidente da seccional RJ da OAB, uma sugestão para instituição de horário exclusivo para atendimento aos advogados nos fori cariocas.
A idéia que simplifica a vida de todos, e não só advogados, foi implementada em Curitiba ( http://www.oabpr.org.br/arquivos/20110407.pdf ) com sucesso, conforme notícias da Seccional local ( http://www.oabpr.org.br/noticias.php?idNoticia=13540 ), contudo só foi posta em prática no fórum da Justiça Estadual.  A sugestão que lancei, apesar de saber das dificuldades de ordem institucional, foi que no Município do Rio o horário exclusivo seja efetivado em todos os fori da cidade, inclusive nos JECs e JEFs.
Vamos ver se a idéia decola.


Veja na íntegra a mensagem que contém a sugestão.


Caro Sr. Presidente da OAB/RJ WADIH NEMER DAMOUS FILHO,


Sou inscrito na OAB/PR e na OAB/RJ, e atuo nos dois estados, sendo que ultimamente, com mais frequência no RJ.
Há alguns dias, recebi o informativo daquela Seccional Paranaense ressaltando que o TJ/PR havia instituído horário exclusivo para o atendimento dos advogados no Fórum Cível de Curitiba, o link com a circular é o que segue: http://www.oabpr.org.br/arquivos/20110407.pdf .
Com este ensejo, e tendo em vista a dificuldade dos atendimentos nos fori deste município do Rio de Janeiro, gostaria de apresentar aos Nobilíssimos Colegas, que compõem tão dignamente a Diretoria e o Conselho desta Seccional RJ, a sugestão de que seja adotada a mesma medida aqui no Rio de Janeiro tanto para os fori da Justiça Estadual e respectivos JECs, como para a Justiça Federal e respectivos JEFs e para a Justiça do Trabalho.
Atenciosamente,
Fernando Antonio Moura Fialho- OAB/RJ 116.833

segunda-feira, 18 de abril de 2011


Será?



Sendo que sou aquilo que não queria ser
Deveria ser,
Ao menos,
Algo de bom!

domingo, 17 de abril de 2011


Meu sorvete


Dos sorvetes
Você é o meu sabor predileto
Chupo tudo
E no fim to todo lambuzado!

sábado, 16 de abril de 2011


 Choro



O choro é assim:
Débil e infantil.
Releve, meu Amor,
Aquilo o que sou , e o que não fui.

quinta-feira, 14 de abril de 2011


Em busca do chapéu voador!





Mévio andava aí a procurar seu chapéu. Parava aqui e ali, olhava, rodeava, e nada do chapéu, de repente uma voz feminina por trás dele denuncia: - Ali Mévio, ali no Bar dos Gostosos, ao pé do balcão! Era Tarso, seu inseparável amigo, que, sim, tinha voz e alma femininas.
Tarso correndo à frente e Mévio atrás, era sempre assim, acudiram-se para pegar o chapéu. Mas, naquela correria, não viram que se formara uma grande tempestade, e uma rajada de vento trouxe o chapéu à rua e o ergueu por sobre os amigos, e ganhou os céus do lugarejo.
Tarso então, desolado, suspirou e disse: - res amissa, est!
Ao que Mévio respondeu: - Rezar uma missa por causa de um chapéu?!

Choro III

Rio fácil,
Até doer!
Daí, quando dói, choro!

quinta-feira, 7 de abril de 2011



ESTAMOS CULPADOS!

Hoje todos devemos estar culpados. Culpados porque não nos respeitamos. Culpados porque não toleramos nossas diferenças. Culpados porque queremos impor nossas verdades e crenças sobre a dos outros. Culpados porque jogamos com a educação e saúde de nossos filhos, num jogo de empurra nefasto. Culpados porque não controlamos nossa mídia. Culpados porque deixamos passar o menor dos erros, a pretexto dele ser um erro menor.

Não somos uma sociedade onde os homens se respeitam e respeitam as opiniões e verdades alheias.  Saímos pelas ruas, avenidas, rádios e televisões a impor nosso Deus.  É neste momento que todo esforço de pregação da solidariedade, da caridade, do amor ao próximo, etc, vira cinza.  Nossas religiões, então, deixam de ser entes de agregação, e suas verdades e dogmas são difundidos como únicos e indissolúveis; e seus infiéis devem ser perseguidos e castigados tanto pelos deuses ocidentais, como pelas divindades orientais, e se os seres da metafísica não fizerem a tal Justiça Divina, os respectivos seguidores tomam para si a tarefa que é do ceifador de vidas.  

Odiamos os descrentes e os mais fracos(mesmo que creiam no mesmo que nós), rechaçamos, sempre com violência (seja verbal ou física), o diferente: é assim com o índio, com os afro-descendentes, com  os especiais, com os portadores de necessidades especiais, com os homossexuais etc..

Não queremos educar nossos filhos, a escola deve fazê-lo, e se não fizer a televisão o fará, e se não fizer o Estado dá um jeito.  Não queremos educar os filhos dos outros que não têm condições para tal, isso é tarefa do Estado.  Também não queremos saber de controlar a televisão, o rádio e os jornais (enfim, a mídia). Porque o controle da mídia não é defesa de nossos interesses comuns de bem viver, é censura! E censura não pode, se não como vou ver o Stalone matando os mulçumanos comunistas, na hora do almoço?

Estes são só alguns dos motivos que, ao meu humilde ver, determinam nossa culpa no dia de hoje.  Existem outros milhões de motivos, alguns que eu nem sei que existem, mas eles estão aí, nos circundando.

É verdade que vivemos tempos difíceis! De escolhas difíceis! De entendimentos difíceis!  Mas isto não ilide a culpa que devemos sentir neste momento.  O que aconteceu hoje, não se iluda, não foi obra exclusiva de uma pessoa; também, não foi obra exclusiva de uma dada doença! Nós, com nosso egoísmo, nosso consumismo, e nossos outros cem mil ismos, deixamos acontecer. (Você viu "Um Dia de Fúria"?)

Fazer um mundo melhor não é fazer um mundo perfeito, mas um mundo em que haja respeito, amor, caridade e solidariedade ao próximo, mesmo que ele seja diferente.  Mas, acho que não chegaremos lá somente através de ações de fora prá dentro, temos que nos transformar, no íntimo (isso vale para mim também), e nos transformando certamente transformaremos o nosso derredor.

Amigo, me faça um favor, seja você homem ou mulher; seja você judeu, católico, evangélico, espírita, budista, indú, ateu; seja você, comunista, capitalista, socialista, petista, tucano, pmdbista;  seja você índio, afro-descendente, portador de necessidades especiais, gay; seja você um cidadão sem qualquer aspiração política, seja você o Presidente da República: 


Esteja atento! Escolha o BEM!